Planta de origem amazônica, mas com grande distribuição na América do Sul, principalmente no Brasil, a Mauritia flexuosa (Buriti) é muito encontrada em terrenos baixos alagáveis (igapós), as margens de rios e agarapés formando lindos miritizais ou buritizais.
Palmeira considerada como de mil e uma utilidades, do Buriti se aproveita tudo, desde o fruto até a madeira. O fruto rico em vitaminas A, B e C, ferro, cálcio e proteínas, serve na composição de doces, cremes, sucos, sorvetes e licores, sem se esquecer que pode ser consumido in natura. Da fruta pode, ainda, retirar óleo rico em caroteno que serve no tratamento de cicatrizes, vermífugo e como energético natural. Suas folhas são usadas na composição de peças de artesanato, formando bolsas, tapetes, toalhas, mesas, redes, coberturas, brinquedos e até bijuterias e da madeira faz-se mobílias.
No paisagismo, pode ser utilizada em grandes espaços, terrenos úmidos e brejosos, em grupos ou solitária. Sua reprodução pode ser feita por semente , que perde seu poder germinativo em poucas semanas.
Está foi mais uma dica da Companhia da Paisagem - Seu jardim em boas mãos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário